domingo, 4 de setembro de 2011

Modos

Mais uma sova sobre escalas!! (Chiça, co gajo é chato com esta merda)

Vá, não chora...

Como vimos, uma escala maior tem uma estrutura genérica definida:
1 2 3_4 5 6 7_8

Vamos por agora esquecer o 8 que apenas significa que resolvemos a escala para a sua nota fundamental e auditivamente, resolve a tensão que foi criada tocando apenas até ao 7. Se tocarem uma escala até ao 7, vão ver que vai ficar um ambiente muito tenso, a suplicar que toquem a nota seguinte para resolver a coisa.

Agora vamos perguntar-nos: Então e se eu quiser esta série de notas a começar noutra nota? É errado? Não! Simplesmente estaremos a tocar um outro modo.

Escalas e modos são conceitos muito próximos e são muitas vezes misturados.
Exemplo: Escala Maior = Modo Jónio

Vamos então estudar o tom de Dó Maior

Se eu quiser tocar o modo Jónio, quer dizer que estou a tocar
1 2 3_4 5 6 7
C D E_F G A B

Se eu quiser começar a tocar a escala de Dó Maior, mas a começar em Ré, temos que:
D E_F G A B_C
1 2_3 4 5 6_7

Vemos aqui uma estrutura genérica diferente do habitual: temos o meio tom do 2 para o 3 e do 6 para o 7. A esta nova estrutura vamos chamar de modo dórico.

Temos então toda uma nova panóplia de possibilidades sendo que, começando em qualquer tom da escala, temos um modo diferente. Em suma, para cada escala maior temos 7 modos disponíveis. (IEII!! :S )

Agora, como é que podemos caracterizar cada um destes modos de uma forma genérica?
O racional é: o que é que eu tenho que fazer à escala maior a começar nessa nota para obter o modo que quero?

Exemplo: o que é que eu tenho que fazer à escala de Ré Maior para obter o modo Ré Dórico?
Escala Ré Maior: D E F#_G A B C#
Estrutura genérica: 1 2 3__4 5 6 7
Preciso de chegar a: 1 2_3 4 5 6_7
Logo:   D E_F G A B_C

O que é que foi feito: Baixei meio tom o 3º grau e baixei outro meio tom no 7º grau, ou seja, genericamente:
Modo Dórico = 1 2_b3 4 5 6_b7

Apesar de ser um exercício que vocês devem fazer sozinhos, vou apresentar em baixo todos os modos e suas respectivas fórmulas genéricas.
A cada modo vamos associar um número romano. Tanto estes nomes dos modos como os números romanos vão ser fundamentais.


Bom estudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário