sexta-feira, 16 de setembro de 2011

III-VI-II-V

Esta progressão (Ex: E-7|A-7|D-7|G7) é também uma variação usual da progressão I-VI-II-V. É muito usada em turnarounds.
Um turnaround, de uma forma simplista, é um mecanismo usado que sugere que o tema vai voltar ao início.

Ainda não abordei o modo Frígio, mas o discurso acaba por ser semelhante ao apresentado do modo Aeóleo

Também se pode reharmonizar esta progressão ficando neste caso com a seguinte cifra para o exemplo apresentado: E7(#9)| A7 | D7(#9) | G7

2 comentários:

  1. Viva.
    Parabéns pelo blog. Óptima ideia de partilhares a tua "viagem". Uma sugestão: soarás muito melhor se não fizeres portamento para a nota (isso acontece em alguns casos no Once I Loved") e outra coisa:
    Mahler morreu em 1911 e Parker nasceu...9 anos depois. A estória passa-se com Stravinsky (que não consta que tenha deixado cair o whysky...). Abraço

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  2. Boas, um grande muito obrigado por várias coisas. :) Pela visita, pela dica do portamento e por corrigires o meu erro (já actualizei o post). A estória foi de facto com Stravinsky, só não retiro a parte da bebida porque isso tenho a certeza que li. Já agora, o livro é "O Resto é Ruído" de Alex Ross. É sempre bom ouvir novas dicas para melhorar. Abraço.

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