sábado, 3 de setembro de 2011

Escala Maior

Vou tentar explicar o que é uma escala maior.

Uma escala caracteriza-se por ser uma sequência de notas com uma estrutura determinada.

O exemplo mais simples é a escala de Dó Maior.
C D E F G A B C

Se olharmos para estas notas no teclado, temos aí a estrutura de uma escala maior e o que a define é:
Uma subida de notas em tons inteiros, excepto da 3ª para a 4ª nota e da 7ª para a 8ª onde temos intervalos de meio tom. (meios tons assinalados com '_')

C D E_F G A B_C

Genericamente podemos dizer que uma escala maior é:
1 2 3_4 5 6 7_8

A partir deste conceito, podemos aplicar esta fórmula, começando em qualquer nota, necessitando apenas de fazer alguns ajustes, alterar algumas notas.


Uma regra final:
Para alterar as notas, só posso fazê-lo seguindo uma ordem:
Ordem dos sustenidos (#) - F C G D A E B
Ordem dos bemois (b) - B E A D G C F

Com isto quero dizer que, se quiser utilizar o C#, então o F terá obrigatoriamente que ser sustenido também (F#) e assim sucessivamente.

Exemplo prático: Se quisermos começar em Lá, o que temos que fazer às notas para esta fórmula ser verdadeira?

Se utilizarmos apenas as notas
A B_C D E_F G A
não obtemos a sonoridade de uma escala maior. Vamos ter que alterar algumas notas para tornar a fórmula verdadeira.
Sabemos que precisamos de ter tons inteiros até à 3ª nota e depois precisamos de meio tom, então:
A B - 1 tom - V
B C - 1 tom - F
Necessitamos de alterar uma nota, e só pode ser o C, senão invalidamos o intervalo anterior. Se só temos meio tom entre B e C então vamos utilizar um sustenido.
B C# - 1 tom - V
C# D - 1/2 tom - V
Não esquecer que esta é a passagem do 3 para o 4 que necessita de meio tom.
D E - 1 tom - V
E F# - 1 tom - V
Como foi dito, se quisesse alterar o C teria que alterar o F também, e como podemos verificar, ficou bem.
F# G - 1 tom - F
É necessário alterar o G também, para ficarmos com 1 tom.
F# G# - 1 tom - V
G# A - 1/2 tom - V

Ficamos com
A B C#_D E F# G#_A
A escala de Lá Maior

Novo desafio. Façam isto a começar em todas as notas possíveis. Isto é apenas uma pequena parte do alfabeto e tem que ficar mais entranhado em vocês do que lapas em rochas. :p

PS. Se acharem algumas coincidências nesta história das escalas não estranhem, a música tem muito de matemática e à medida que o conhecimento vai aumentando,
vão achar coisas muito curiosas. Para espicaçar um pouco, reparem na ordem dos sustenidos e dos bemóis... estranho não...?! ;)

Boa sorte e bom estudo!

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