terça-feira, 30 de agosto de 2011

Terminologia

Antes de começar, teço algumas considerações sobre a terminologia que vai ser utilizada ao longo do blog:

No jazz, usam-se nomes diferentes para as notas, foi adoptado um sistema onde não se usam os típicos Dó Ré Mi, mas sim, letras. Este sistema de letras é o que vai ser adoptado no blog sendo que, em texto corrido, poderei recorrer ao nome normal das notas.

Terminologia de notas
A - Lá
B - Si
C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol


Terminologia de acordes
Para os mais iniciados, o jazz apresenta uma série de cifras que parecem quase infinitas. Cedo perceberemos que afinal, o que existe não é mais do que muitas maneiras de representar apenas alguns acordes e ficaremos aptos a filtrar o que nos é apresentado. Não existe um standard para cifrar os acordes e é por isso que o leque de opções é grande.

O acorde de Dó Maior de sétima pode ser cifrado como CΔ; C7M; Cmaj7; C6; C6/9; C; etc. Neste blog, salvo as excepções que serão devidamente fundamentadas, será utilizada a cifra C7M.
O acorde de Lá menor de sétima pode ser cifrado como D-7; Dm7; Dmi7. Neste blog, será utilizada a sigla D-7.

O sinal ‘+’ ( C7+11) e o sinal ‘#’ (C7#11) querem dizer a mesma coisa, aumentar meio-tom a nota referida (neste caso a 11ª). Utilizaremos o sinal ‘#’. O mesmo se aplica para o sinal ‘-‘ (C7-9) e o sinal ‘b’ (C7b9). Porém, neste caso o significado é diminuir a nota referida em meio-tom.
A 4ª e a 11ª são as mesmas notas. Aqui, utilizaremos a 4ª para acordes maiores (CM7#4) e para acordes sus (Csus4) e 11ª para acordes dominantes (C7#11) ou menores (C-11).

A 6ª e a 13ª são as mesmas notas. Utilizaremos a 6ª para acordes maiores e menores (C6 e C-6, respectivamente) e 13ª para acordes dominantes (C7 b13).

Nota: À medida que vamos avançando na teoria, provavelmente vamos verificar que certos conceitos foram simplificados na altura da sua apresentação e que poderão ser imprecisos. É apenas para simplificar o processo de aprendizagem. Como quando os nossos pais nos dizem, em pequenos, que o Multibanco é onde se vai buscar dinheiro e ficamos a pensar que é uma fonte inesgotável... depois, infelizmente percebemos que não é bem assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário