quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conhecer bem o tema é fundamental

Esta sentença roça o óbvio, mas parece-me que a minha ambição de excelência está a estorvar um pouco a interiorização desta ideia.

Ora bem, tenho para mim que basta olharmos superficialmente para um tema para percebermos bem o tom e as suas mudanças, para conhecermos as nossas opções, e a partir daí produzir um solo consistente (pelo menos parece-me algo atingível por alguém que já domine todos os aspectos harmónicos da coisa).

O grande problema neste racional é que eu não sou uma dessas pessoas!! E após terminar um solo de um tema, fico sempre frustrado porque acho que o solo poderia ser muito melhor.

Tenho que meter na cabeça que este processo de maturação é longo e penoso, meter-me no meu lugar, e interiorizar que, antes de sequer pensar em produzir um solo aceitável para um tema, tenho que o esmiuçar até à exaustão.

Para um wannabe-jazzer, é necessário conhecer o tema de cor, nomeadamente:
   - Conhecer bem a melodia
   - Conhecer e decorar bem os tons e movimentações do tema
   - Conhecer e decorar os modos que estão associados a cada cifra
   - Conseguir perceber quais as melhores notas que resultam nos modos associados e tocá-los até à exaustão

Penso que se conseguir aplicar este racional a um tema, talvez consiga produzir um solo que seja mais do meu agrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário