Esta sentença roça o óbvio, mas parece-me que a minha ambição de excelência está a estorvar um pouco a interiorização desta ideia.
Ora bem, tenho para mim que basta olharmos superficialmente para um tema para percebermos bem o tom e as suas mudanças, para conhecermos as nossas opções, e a partir daí produzir um solo consistente (pelo menos parece-me algo atingível por alguém que já domine todos os aspectos harmónicos da coisa).
O grande problema neste racional é que eu não sou uma dessas pessoas!! E após terminar um solo de um tema, fico sempre frustrado porque acho que o solo poderia ser muito melhor.
Tenho que meter na cabeça que este processo de maturação é longo e penoso, meter-me no meu lugar, e interiorizar que, antes de sequer pensar em produzir um solo aceitável para um tema, tenho que o esmiuçar até à exaustão.
Para um wannabe-jazzer, é necessário conhecer o tema de cor, nomeadamente:
- Conhecer bem a melodia
- Conhecer e decorar bem os tons e movimentações do tema
- Conhecer e decorar os modos que estão associados a cada cifra
- Conseguir perceber quais as melhores notas que resultam nos modos associados e tocá-los até à exaustão
Penso que se conseguir aplicar este racional a um tema, talvez consiga produzir um solo que seja mais do meu agrado.
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