sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudar compensa

Bom, venho auto bajular-me para algo que me deu um profundo prazer em atingir depois de algum trabalho.

Há alguns meses, quando ouvi pela primeira vez a palavra trítono, apeteceu-me esbofetear o indivíduo que me falou em tal conceito e responder-lhe "Oh mén!! Não me voltas a chamar isso!!" Ainda por cima, falou-me nisto como se fosse uma coisa perfeitamente normal.

Ora bem, finalmente, já consegui perceber o que ele me estava a dizer. Muito basicamente, o trítono é um intervalo (pode ser chamado de 4ª aumentada ou 5ª diminuta) muito específico e curioso na música por motivos que poderei abordar noutra altura... não é relevante neste momentos. Define-se como a nota que está 3 tons inteiros acima ou abaixo de uma outra determinada nota (Ex: O trítono de Dó é Fá# e vice-versa).

O importante a reter aqui é que, a substituição do acorde V numa cadência ii-V-I pelo trítono é um conceito que posto em prática resulta muito bem.

Acontece que ontem, quando estava a tocar uma gaitada, ao improvisar sobre o tema Jazz-n-Samba consegui fazer isso conscientemente, e é essa a vitória que eu quero enaltecer aqui.

Começo a acreditar que, se continuar a estudar muito, um dia destes ainda vou ser muita bom...

Sem comentários:

Enviar um comentário