sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Wannabe-Jazzer - In a Sentimental Mood

Hoje decidi partilhar com vocês aquele que até hoje, penso que representa a minha melhor improvisação.

O tema é bem soft, mas na altura, lembro-me de ter ficado muito satisfeito quando ouvi o resultado.

Foi gravado em meados de Abril.

Enjoy!! Ou não...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

I-II-III-IV

Mais uma progressão para a coleção. (Que poeta)
 
Esta progressão é utilizada frequentemente quando temos muito tempo com o mesmo acorde, tipicamente, 2 ou mais compassos.
 
Se aplicarmos esta progressão quando estamos em C7M, ficamos com algo do género:
C7M|D-7|E-7|F7M
 
Se fizermos este movimento ascendente e descendente, conferimos mais movimento ao solo e não precisamos de ficar presos ao acorde de C.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Growling

Bom, o título do post é estranho... está em inglês, e penso que a sua tradução à letra é qualquer coisa como rosnar.

Confesso que não conheço o termo em português, se é que existe algum.

Mas o que é isto do growling? Vou definir growling como um efeito que pode ser aplicado numa nota ou numa frase e no qual parece que esta nota/frase é tocada de uma forma muito agressiva, como que a rosnar ou a rasgar o som.

Nada como um exemplo para ilustrar o que estou para aqui a papaguear. Neste vídeo, ao 1 min e 9 seg podemos ver o Eurico a dar um belo exemplo de growling.



Vou expor aqui um método válido para instrumentos de sopro que permite treinar este efeito. Existem vários métodos possíveis no entanto, achei este particularmente bom e eficaz.

- Com o dedo polegar e indicador, fazer uma forma em "o"
- Com o punho fechado, soprar e tentar um gemido sexy ao mesmo tempo
- Quando conseguirmos fazer isto bem, pegar na gaita
- Fazer o mesmo com a boquilha mas sem tentar tocar alguma nota, só soprar e o gemido
- Quando nos sentirmos confortáveis com a técnica, fazer o mesmo tocando uma nota

Fonte: http://forum.saxontheweb.net/showthread.php?149061-Can-you-growl-to-growl

Não se preocupem com o som do gemido porque este não é perceptível, já testei o resultado e funciona.

Não sou especialista em ondas sonoras, mas penso que este efeito é conseguido através do conflito entre a nota que estamos a tocar e a que estamos a cantar. O efeito será tão mais agressivo quanto a distância entre as notas. Isto quer dizer que se tocarmos e cantarmos a mesma nota, aparentemente o efeito não é conseguido. Mas penso que não precisam de se preocupar com isso uma vez que é muito difícil acertar a nota cantada com a tocada.

Para minha alegria, este foi um efeito que aprendi com muita facilidade (ao contrário de outros que se têm mostrado um verdadeiro pesadelo). Aparentemente, segundo alguns testemunhos, para alguns pode ser difícil produzir o efeito no entanto, para quem tiver mais dificuldades, não desespere. Com treino vai lá.

Bons growls!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ausência

Ilustres, devo pedir desculpa por uma ausência tão prolongada. As minhas tão merecidas férias e o meu recente casamento não me permitiram escrever nada entretanto. Mas, para vosso júbilo, estou de volta. :)